Quando se trabalha em equipe é normal que exista um constante clima de companheirismo no ar, certo? Errado!
Trabalhar com outras pessoas pode ser uma fonte de eterna dor de cabeça e muito estresse que você não vai nem saber como reagir, nesse artigo separamos algumas das fontes de estresse mais comuns do trabalho para que você esteja ciente e já fique ligado nas dicas de como lidar com isso.
Toda empresa têm uma hierarquia a ser seguida, uma cadeia de comando que é responsável por tomar decisões e transmitir às ordens para que todos recebam as mesmas informações e consiga trabalhar.
Mas nem sempre é isso que acontece, às vezes você recebe informações totalmente diferentes de duas pessoas que estão em cargos de comando e ai já viu, o estresse tá solto.
A melhor forma de lidar com isso é apenas perguntar, quando você notar que as informações parecem estar desencontradas e você não têm certeza de como exatamente deveria trabalhar, chame o seu responsável imediato e converse com ele sobre esse desencontro, isso deve bastar para esclarecer as coisas e te colocar no caminho certo.
Especialmente em funções que envolvem uma variedade de pequenas tarefas e riscos a saúde, isso pode ser um inferno, você tem dezenas de pequenas coisas para fazer e acaba ficando perdido sem saber exatamente qual tarefa deve vir primeiro.
A situação piora ainda mais se você tiver que prestar contas dessas tarefas para diferentes pessoas e cada uma quer que uma tarefa diferente seja feita primeiro.
Organize seu tempo e crie um cronograma, não basta que esse cronograma esteja em sua mente, faça de uma forma que todos possam pegar e ler para entender o seu jeito de trabalhar e a ordem que você vai seguir assim as pessoas vão saber o que estão esperando e vão te atrapalhar menos.
Faça as tarefas por ordem de prazo terminando primeiro às que têm o menor prazo, se tiver mais de uma tarefa com o mesmo prazo faça primeiro as mais simples.
O patrão colocou o filho dele como gerente e agora o rapaz estabeleceu que a meta é não ter meta mas sim dobrar a meta, e agora? você pode estar pensando que a verdadeira meta seria fugir da empresa aos gritos mas não precisa ser assim.
Seja realista com seus superiores e sua equipe, quando for proposta uma meta que não têm como ser atingida reúna às pessoas que vão sofrer o mesmo problema que você e conversem com o encarregado para explicar a impossibilidade.
Se mesmo assim a situação não for resolvida você talvez precise de ajuda do seu sindicato mas provavelmente não vai chegar a isso.
Sabe aquele relatório que você tinha que entregar daqui duas semanas? Então, eu preciso dele amanhã, essa situação com certeza é irritante e causa estresse em qualquer um, mesmo que não seja uma mudança de prazo tão gritante quanto a do exemplo ela ainda vai ser difícil de engolir e ainda mais de conseguir concretizar.
Quando você começa um projeto é natural ter um cronograma para usar o tempo da melhor forma e a mudança estragaria tudo.
A melhor forma de lidar com isso vai depender do seu relacionamento com sua empresa e com seu chefe, se esse for um comportamento rotineiro que já vem se repetindo a um tempo você deve criar coragem e por um basta nisso.
Porém se for uma situação de emergência e for algo que não costuma acontecer e você realmente tiver um bom relacionamento com o emprego e com o chefe pode valer a pena fazer algumas horas extras para ganhar pontos e quem sabe aquela promoção.
Se a liderança da sua equipe ou mesmo da empresa não tiver certeza de onde estão indo então as coisas podem ficar caóticas, você pode acabar trabalhando como um louco sem realmente produzir nada e nem sentir que a empresa está indo a algum lugar.
Normalmente isso acontece quando existe alguma mudança de liderança na empresa e a nova liderança ainda não está totalmente no controle ou quando a empresa está passando por mudanças de tecnologia e ninguém realmente sabe como lidar com as novidades.
A melhor forma de lidar com isso é encontrar formas de ajudar a sua liderança a se encontrar, não pense que os líderes sabem de tudo, com certeza existem muitas coisas na empresa que você ou qualquer outro têm mais conhecimento a oferecer apenas procure manter uma linha de diálogo para que seja possível tentar ajudar seus líderes a encontrarem um caminho melhor e menos estressante
Existem muitos motivos para se estressar no trabalho e se você queria a solução para um que não está nessa lista não se estresse, a maior parte das soluções envolve apenas tentar dialogar e resolver as coisas pacificamente.
Lembre-se que você precisa do emprego mas também precisa de tranquilidade para manter sua saúde em dia, saiba sempre diferenciar quando o trabalho estiver estressante de quando você sofrer assédio moral e tente levar às coisas da maneira menos intensa possível para evitar dores de cabeça.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.