No dia a dia os trabalhadores estão sujeitos a diversos riscos ocupacionais oriundos das atividades profissionais que exercem e do ambiente em que estão inseridos. Dentre as principais categorias de riscos ocupacionais, pode-se destacar os riscos químicos como um dos mais alarmantes. Neste artigo iremos abordar os principais riscos químicos encontrados no ambiente de trabalho.
O risco químico é a possibilidade de um trabalhador sofrer algum dano devido a exposição ou manipulação de um produto químico. A exposição aos riscos químicos podem provocar irritações aos olhos e pele, queimaduras, asfixia, efeitos anestésicos entre outos perigos, dependendo do grau de exposição. As substâncias químicas também podem gerar incêndios e explosões devido ao seu grau de inflamabilidade.
Os riscos são identificados durante a inspeção para a elaboração do PPRA conforme NR 9, que além de constar os riscos irá informar as formas de prevenção para garantir a saúde do trabalhador. O não cumprimento das medidas preventivas poderá resultar em diversos problemas para a empresa, como afastamentos de funcionários, e multas por não conformidade com o PPRA vigente.
Segundo a NR 9 agentes químicos são:
9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Os agentes químicos podem ser encontrados em diferentes estados fisicos:
Conte com profissinais especialistas em Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para garantir a integridade física de todos os profissioanais da sua empresa. Lembre-se que o E-social já é uma realidade e todos precisam estar em conformidade com a legislação.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.