Você sabe o que causa um afastamento no ambiente de trabalho? São diversos os motivos que podem incapacitar um colaborador, seja um afastamento temporário ou ainda que permanente. Neste artigo listamos as principais causas de afastamento no ambiente de trabalho.
Se algum funcionário independente da sua função na empresa, vir a apresentar um quadro de dor ou doença o mesmo deverá receber uma atenção redobrada por parte da empresa.
Em algumas empresas se torna algo de rotina em algumas determinadas épocas do ano que alguns colaboradores passem por momentos de saúde debilitada, causando assim o afastamento de muitos trabalhadores de uma só vez. Desta maneira se faz necessário entender o real motivo por trás das causas de um afastamento do trabalho.
É de suma importância também que a empresa no qual este trabalhador que foi afastado está inserido saiba como agir nesses casos de afastamento e como irá se programar daí por diante para cobrir os dias em que terá um de seus trabalhadores a menos na equipe daquela determinada área de sua empresa.
Pensando em conscientizar listamos abaixo os principais causadores de afastamento de um colaborador no ambiente de trabalho, confira a seguir:
Um dos principais causadores de afastamento no trabalho é a famosa dor nas costas, sendo a campeã de afastamentos no ano de 2016. No ano de 2016 cerca de mais de 117 mil pessoas ficaram por um período mínimo de duas semanas em suas casas sem poder exercer nenhum tipo de atividade nos seus trabalhos por conta de dor nas costas.
A principal causadora da doença seria a repetição diária em uma determinada atividade. Além disso, passar grande parte do tempo fazendo atividade sentado em uma cadeira como é o caso dos bancários não são adequados para uma boa postura, só piorando a situação do trabalhador.
Com as empresas cada vez mais adotando o sistema de metas para os seus funcionários, um grande número desses funcionários se sentem estressados, estresse esse que pode vir a desencadear uma futura depressão.
Existindo também diversas outras formas de se chegar a uma patologia depressiva no ambiente de trabalho.
Para um diagnóstico mais eficaz é de suma importância que o médico do trabalho a disposição faça uma boa análise do colaborador e do seu comportamento na empresa, sendo aconselhável o encaminhamento a um psicólogo junto ao afastamento de mesmo. Afastamento esse que por doenças de origens psicológicas podem levar até 2 meses de afastamento.
Quando se trata de doenças do coração e afastamento no ambiente de trabalho ocorre que na maioria das vezes o agravamento cardíaco daquele colaborador está relacionado a sua má alimentação ou por conta de linhagem genética.
Mas, quando o trabalhador executa as suas atividades a situação do mesmo poderá ser agravada por conta do estresse desenvolvido no ambiente de trabalho. Na maioria das vezes o estresse é em decorrência do não cumprimento de metas.
Uma das formas mais eficaz de evitar complicações cardíacas no ambiente de trabalho seria ofertando ginástica laboral, intervalos maiores de descanso para esses trabalhadores, caso a atividade do mesmo seja na frente de um computador, ofertar ao mesmo trabalhar no estilo home office algumas vezes por semana.
Não somente no nosso cotidiano mas também no ambiente de trabalho, lesões no joelho são muito comuns e sendo ocasionado por diversos fatores.
Sendo as mais comuns doenças genéticas, sedentarismo, passar muito tempo executando uma mesma atividade sem mudar de posição no ambiente de trabalho, carregar peso além do limite suportado e etc.
Os demais trabalhadores deverão ter uma atenção redobrada com essa área do corpo. As lesões no joelho são um dos principais causadores de afastamento no ambiente de trabalho, caso venha ocorrer uma lesão mais grave e seja necessário a realização de uma cirurgia, aumenta consideravelmente a sua ausência no escritório.
Com o mundo cada vez mais se tornando moderno, os transtornos mentais têm se tornando cada vez mais presente na vida de algumas pessoas, sendo Atualmente uma das maiores preocupações da medicina.
No ambiente de trabalho isso não muda muito, uma vez que, já chama a atenção a quantidade de funcionários com quadros de síndrome do pânico e síndrome de Burnout, que é quando existe uma espécie de esgotamento emocional. Levando o mesmo ao afastamento de suas atividades.
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