Muitos se perguntam sobre o que é e do que se trata a norma regulamentadora 10 ou NR 10 como é popularmente conhecida no cenário de segurança do trabalho ou nos ambientes de trabalho, você sabe do que se trata a NR 10?
Separamos as principais informações desta famosa norma regulamentadora, confira a seguir:
Está norma tem sua fama dentre muito os profissionais da área elétrica, sendo que ainda há inúmeros trabalhadores que não tem a mínima noção da mesma é da sua importância no âmbito de trabalho, muitos leigos que atuam na área de eletricidade não sabem o quão importante é saber as demais informações contidas nesta NR.
Vale ressaltar que a norma regulamentadora 10 Possui um título de, SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, se trata de basicamente uma norma que tem como foco principal a regulamentação de todo e qualquer tipo de envolve trabalhos com eletricidade e os principais riscos.
A mesma também visa a proteção da integridade física e mental dos trabalhadores, buscando sempre garantir a saúde e segurança dos demais envolvidos seja direta ou indiretamente nestas atividades e serviços.
A norma regulamentadora nº 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) do Ministério do Trabalho e Emprego, poderá ser aplicada em toda e qualquer empresas de origem pública ou privada e também nos demais estabelecimentos que façam a contratação de trabalhadores como empregados, aplicável também em todos os estabelecimentos que venham desenvolver serviços referentes as às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e qualquer outro tipo de trabalho que venha a ser realizado nas proximidades, sempre atento nas demais normas que podem servir como auxílio nas demais atividades, na ausência das mesmas fazer a utilização de normais de origem internacionais que venham a ser cabíveis.
Se você trabalha com eletricidade ou com serviços em instalações da mesma, saiba que são vários os riscos nos quais você se encontra exposto, riscos estes que na maioria das vezes se não remediados poderão levar desde lesões pequenas até o óbito do trabalhador, dependendo da atividade que o mesmo exerce.
Ainda que seja uma eletricidade de baixa tensão, a mesma poderá representar grandes riscos em potencial para a saúde do colaborador.
Uma das ações mais comuns no ambiente de trabalho envolvendo riscos para quem trabalha com eletricidade seria a ocorrência do choque elétrico, o mesmo poderá desencadear consequências direta e indiretas como no caso das queimaduras, quedas, batidas e etc.
Em momento algum deverá ser descartado o uso das medidas de controle coletivas e individuais, as mesmas têm um papel fundamental nesse tipo de atividade.
De acordo com a norma regulamentadora 10, segundo o item 10.2.1 em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.
Vale ressaltar também os demais itens que a NR 10 destaca em relação a medidas de controle no âmbito de trabalho com as atividades relacionadas a eletricidade:
— 10.2.2 As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.
— 10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
É sempre bom lembrar que as medidas corretivas e medidas de controle no ambiente de trabalho nem sempre deverão se limitar apenas ao uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), os empregadores deverão sempre levar com seriedade o treinamento continuo de seus profissionais, realizar a elaboração de um mapa de risco é fundamental para que os mesmos tenham total consciência da atividade que está sendo realizada e o risco que a mesma oferece.
Um dos maiores riscos em potencial quando se trabalha com eletricidade é já real o choque elétrico. Tudo depende das condições e da intensidade do sistema no qual está sendo realizada a manutenção. Dependendo desses fatores poderá vir consequências rápidas ou violentas levando até mesmo a morte do colaborador.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.