SIPAT, se você nunca ouviu falar deste evento antes se prepare pois ele vai fazer parte da sua vida todos os anos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi criada com a missão de dedicar uma semana por ano ao efetivo combate não apenas às situações de riscos que podem gerar acidentes de trabalho como também às situações que podem causar doenças ocupacionais.
Esse evento é uma das funções da Comissão Interna de prevenção de acidentes de trabalho que por lei deve ocorrer uma vez por ano de forma obrigatória, nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre como funciona esse procedimento e quais os benefícios esperados como resultado.
Ninguém quer sofrer um acidente ou desenvolver uma doença ocupacional, por isso mesmo existem às regras e regulamentos que nós ajudam a fazer cada tarefa do trabalho com o cuidado necessário para não se expor a riscos sem necessidade.
O que acontece é que infelizmente as pessoas têm uma tendência a relaxar, mesmo às pessoas mais rígidas acabam lentamente deslizando e os procedimentos de segurança começam a ser tratados como um opcional.
A SIPAT foi criada justamente como um reforço positivo para a conscientização da equipe, ao mesmo uma vez por ano durante uma semana a empresa vai trabalhar com o apoio de todos para reduzir novamente estes riscos e fazer às pessoas voltarem a um estado de mais alerta com a própria segurança.
De maneira geral a importância da SIPAT está em implementar novas medidas de segurança para a equipe além de fortalecer a integração entre a equipe de modo que as pessoas cuidem não apenas da própria segurança mas façam um esforço real no sentido de criar o hábito de cuidar umas das outras no ambiente de trabalho.
Podemos dizer que o objetivo primário da SIPAT é entender a forma como a empresa se comporta normalmente em relação aos cuidados e prevenções de acidentes no trabalho.
Ao longo dos anos desde a criação da comissão interna de prevenção de acidentes se percebeu que algumas práticas de prevenção de acidentes são melhores aceitas como algo comum enquanto outras são mais facilmente esquecidas e caem em desuso.
O objetivo principal da SIPAT é justamente entender quais são essas práticas de proteção essenciais que foram lentamente deixando de ser postas em práticas e reforçar diretamente para aumentar a aceitação de modo a conscientizar toda a equipe afetada.
Por ser um compromisso de grande importância na agenda da empresa é essencial que a SIPAT seja bem planejada, o planejador deve ter em mente que o maior desafio é o de equilibrar o fornecimento de informações que precisam ser transmitidas para os funcionários com o humor e a descontração necessárias para que a semana não seja maçante.
É fato que as pessoas têm uma maior capacidade de prestar atenção e mesmo armazenar informações quando elas são transmitidas em uma situação de descontração.
Nesse caso os desafios da SIPAT são em torno de como manter esse ambiente descontraído e aberto ao diálogo durante a semana de modo a criar um ambiente que favoreça a conscientização tanto individual quanto o apoio coletivo aos bons hábitos de segurança e proteção.
Além dos assuntos relacionados estritamente ao ambiente de trabalho a SIPAT têm uma obrigatoriedade legal de abordar outros temas que podem afetar a vida do funcionário fora do ambiente de trabalho.
Esses assuntos são considerados como importantes para a segurança pública e por isso mesmo têm uma maior necessidade de serem mencionados e usados como uma forma de promover uma melhor qualidade de vida e tranquilidade social para os funcionários da equipe de trabalho da empresa.
Alcoolismo - embora não tenha uma relação direta com o funcionamento da empresa o alcoolismo é uma doença séria que pode trazer problemas para o indivíduo tanto fora do ambiente de trabalho em sua vida pessoal como dentro do ambiente de trabalho.
Uma pessoa com alcoolismo têm dificuldades de concentração e uma tendência maior a cometer erros, essas duas circunstâncias somadas podem causar um acidente de trabalho que não vai estar diretamente relacionado ao alcoolismo mas que vai ser uma consequência real.
Doenças sexualmente transmissíveis - este é outro tema obrigatório em toda SIPAT, não têm uma relação direta com o local de trabalho e nem é uma doença ocupacional, porém é indispensável sempre reforçar esse assunto para prevenir principalmente a transmissão em local de trabalho.
Tabagismo - já o tabagismo coloca em risco tanto a saúde do usuário quanto de quem estiver em volta além de gerar sujeira e poluição, o tabagismo cria a necessidade de constantes pausas para fumar e aumenta a dependência de forma constante causando no indivíduo reações como mal humor e irritabilidade sempre que não estiver fumando.
Mesmo não tendo relação direta com o ambiente ou acidentes de trabalho e doenças ocupacionais esses assuntos são obrigatórios de serem tratados então o organizador deve encaixar palestras sobre o tema da forma que for mais conveniente.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.