Não é apenas a qualificação profissional que é avaliada na hora que contratamos um funcionário, a saúde do indivíduo irá influenciar muito no desenvolvimento de sua função e também no seu futuro na empresa.
Devido á isso, antes de contratar um funcionário, é necessário avaliar esse quesito.
Mas não apenas quando o contratamos, os exames é algo de muita importância e que devem ser executados constantemente, pois fazendo isso, você mostrará preocupação com o indivíduo e também estará em dia com a legislação do Brasil.
Seguindo essa linha de raciocínio, hoje em nosso artigo falaremos mais sobre os exames ligados á saúde do trabalhador e também mostraremos quais são os principais exames relacionados á saúde e segurança do indivíduo que opera na empresa.
As atividades de preservar saúde e segurança do trabalhador visa garantir que o mesmo tenha um acompanhamento de rotina relacionado a saúde e bem-estar dele, tanto do bem-estar físico ou como do mental.
Esse acompanhamento possui como objetivo principal cuidar dos funcionários, para que nenhum fator de risco ocupacional venha afetá-los e prejudicá-los. Caso isso aconteça, três setores importantíssimos são afetados, e são eles: o trabalhador, a empresa e a sociedade.
O trabalhador que acaba sendo afetado de modo negativo nos quesitos de saúde e segurança pode ser afastado por invalidez. Em muitos casos, ele poderá estar perto de se aposentar de modo normal, mas acaba sendo afastado por invalidez.
A empresa obviamente perderá seu funcionário, e dependendo do seu nível na hierarquia da empresa, o impacto será grande no quesito de produção. Também devemos levar em consideração os custos com contratação, treinamento e demissão, fazendo com que a troca ou afastamento dos colaboradores sejam muito custosas. E em casos mais graves, o local onde aconteceu o determinado acidente poderá ficar interditado aferando ainda mais o seu negócio.
A sociedade sofre com o número de pessoas afastadas por invalidez pois são os trabalhamos que contribuiem através de impostos para que os benefícios sejam pagos ao beneficiados. Com um alto índice de afastamentos e aposentadorias, os impostos aumentam e nosso poder de compra diminuí. Além dos impostos, o tempo de contribuição também acaba aumentando.
Muitas das empresas de grande porte contratam indivíduos especializados no assunto para realizar a analise e desenvolvimento de programas para a prevenção de acidentes e impactos na saúde do trabalhador. Esses indivíduos são conhecidos como Técnicos ou Técnologos de segurança do trabalho.
Eles são os responsáveis por fazer analises na empresa, e identificar onde há risco para a saúde e segurança dos trabalhadores. É indicado que as empresas de pequeno porte também busquem contratar esses profissionais, pois a falta deles pode causar um impacto negativo maior ainda.
Os programas de prevenção dos impactos negativos á saúde e segurança do trabalhador tem que apresentar resultados que precisam ser analisados para saber se são positivos ou não.
Para garantir um acompanhamento completo, é necessário realizar exames na hora de contratar, demitir os funcionários, trocar de cargo, e também de forma periódica.
Esse exame é obrigatoriamente praticado pelos indivíduos que vão trabalhar no regime CLT, ou seja, carteira assinada. Este é o primeiro contato que os trabalhadores têm com a saúde e segurança do trabalho, sendo solicitado pelas empresas e praticado antes que o contrato de trabalho seja assinado.
Ele serve pra comprovar que a saúde mental e física do trabalhador está “ok”, e também será realizado quando o contrato for finalizado. O exame é muito simples, e é composto por uma simples anamnese, que é uma pequena entrevista sobre o histórico de saúde do trabalhador.
O objetivo do exame admissional é fazer parte do histórico do trabalhador para comprovar que nada foi desenvolvido no período de trabalho.
Assim como o próprio nome diz, o exame demissional é feito quando o contrato do indivíduo é encerrado. Ele é praticado da mesma forma que o exame anterior, ou seja, uma entrevista anamnese, onde é levantado o passado histórico do indivíduo.
Esse exame tem como objetivo mostrar que nenhuma doença ou problema foi desenvolvido no período de trabalho.
O exame demissional é simples e rápido, ele é obrigatório e todo funcionário com carteira assinada deve fazer quando for sair da empresa e deve ser feito 15 dias antes do seu desligamento da empresa. Os exames irão resultar em um documento (atestado), que deverá ser levado até a empresa, pra que então aconteça o desligamento do funcionário.
Assim como falamos aqui em nosso artigo, é necessário ter uma analise completa sobre a saúde do trabalhador, ou seja, dados do inicio, meio e fim do período de trabalho. Com esse intuito, é realizado então o exame periódico, que possui o objetivo de analisar se houve alterações na saúde do trabalhador em um período de trabalho.
Ele também funciona como um exame preventivo para impedir o surgimento de sintomas graves que podem desencadear uma doença e afastar o funcionário. Caso apareça algum sintoma, o médico do trabalho precisa encaminhar urgentemente o trabalhador para um especialista.
O exame periódico deve ser realizado de acordo com a idade e cargo do indivíduo. Se o trabalhador tem entre 18 anos e 45, e trabalha na empresa na função administrativa, o exame deve ser feito de dois em dois anos, pois ele não está tão exposto aos riscos, em comparação aos trabalhadores de outras funções.
Para os técnicos e outros funcionários que estão mais expostos, o exame deve ser realizado anualmente, pois eles estão mais expostos aos riscos prejudiciais á saúde. Esse prazo cai para 6 meses quando o indivíduo exerce uma função de alto risco.
Esse exame é feito nos indivíduos que ficaram um período afastado por doenças ou acidentes. O médico do trabalho fará um exame de avaliação para verificar se o indivíduo está apto para desenvolver suas funções. Estando tudo “ok”, ele poderá então voltar a exercer suas funções na empresa.
Esse é um exame praticado quando o indivíduo trabalhador vai mudar de cargo e exercer outras funções, sendo necessário para saber se ele está apto para desenvolver tal função e receber tal promoção.
Estando com os exames em dia, a mudança de função poderá ser aprovada e a rotina de trabalho continua normalmente.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.