O SSMA é um conjunto de leis e normas criados com a intenção de ajudar a empresa no processo de adequação de seus parâmetros de funcionamento aos padrões exigidos por lei para saúde e segurança no trabalho no intuito de evitar acidentes ou danos causados ao funcionário pelo ambiente e ainda de evitar que a empresa em si cause danos ao meio ambiente a sua volta, dessa forma podemos dizer que o SSMA é uma ferramenta importante servindo como um escudo para proteger os funcionários, a empresa, sociedade e o planeta ao incentivar a adoção de medidas que possam diminuir o índice de dano geral causado pelo funcionamento de uma empresa.
Para a empresa existe a possibilidade de treinar e estabelecer uma comissão responsável por cuidar dos objetivos estipulados pela SSMA ou contratar uma consultoria terceirizada que vai avaliar a situação da empresa contratante e criar um plano de ação para atingir as metas estabelecidas, muitos dos objetivos tratados por essa comissão são exigências legais visando a segurança no local de trabalho e a mínima agressão possível ao meio ambiente, contudo existem uma série de objetivos secundários que uma empresa pode escolher adotar e que não são propriamente obrigatórios, porém trazem vantagens a longo prazo.
Um dos objetivos do SSMA é criar uma conscientização no local de trabalho que leve a uma rotina menos prejudicial à saúde, isso têm diferentes aplicações em cada setor empresarial uma vez que diferentes profissões estão expostas a rotinas completamente diferentes com fatores de riscos que são totalmente opostos, em algumas situações, cabe a comissão SSMA entender o ambiente de trabalho para que seja desenvolvido um plano de ação específico com o objetivo de resolver problemas que existem de uma forma direta e prática, existem é claro situações em que diferentes tipos de empresas vão ter que lidar com a possibilidade de uma mesma doença ou lesão como é o caso dos problemas relacionados à coluna que afeta pessoas que ficam sentados por muito tempo.
Quando falamos de segurança a SSMA se refere a segurança no trabalho que pode significar diferentes coisas em cada setor, assim como no caso de saúde pessoas em diferentes setores da indústria se expõem a diferentes formas de risco, o dever da comissão é obviamente entender esse risco como sendo ou não uma parte necessária do ambiente de trabalho, podemos usar como exemplo um policial têm que lidar com a violência de modo que essa violência é uma parte necessária do seu ambiente de trabalho não podendo ser eliminada, já para um professor os riscos de segurança são outros e às duas profissões precisam de abordagens diferentes para se proteger, embora os exemplos utilizados não estejam ligados ao meio industrial a idéia transmitida é a mesma, cabe a SSMA entender cada empresa e os riscos aplicados especificamente a está antes de adotar uma medida protetiva.
Novamente existe uma abrangência de situações que podem se enquadrar neste quesito, é função da SSMA ajudar a empresa a ter uma abordagem em sua produção e funcionamento que não seja prejudicial ao meio ambiente, como às formas corretas de se livrar do lixo e como tratar resíduos químicos, de maneira geral toda empresa precisa lidar com essas situações em que sua existência precisa ser melhor gerenciada para que não venha causar danos ao meio ambiente, além de pesar negativamente na imagem da empresa.
Existem situações em que a comissão SSMA vai ter que lidar com casos incomuns onde os funcionários precisam se proteger do meio ambiente, normalmente isso é uma combinação dos fatores segurança e meio ambiente, podemos analisar um exemplo prático, os funcionários de uma mineradora, caso seja uma mineração de petróleo elas com muita frequência funcionam em alto mar onde o ambiente em si é uma força que ameaça a vida dos funcionários e ao mesmo tempo o ecossistema que precisa ser protegido da melhor forma possível, cabe a comissão SSMA implementar meios para que exista um equilíbrio entre essas situações de modo que a empresa possa continuar sendo produtiva sem danificar o meio ambiente e colocar em risco os seus funcionários, esse equilíbrio é encontrado por meio de normas e procedimentos que vêm sendo estudados e lentamente construídos ao longo das últimas décadas.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.