Com a melhora no estado geral da pandemia no país, algumas empresas estão retomando gradativamente suas atividades.Contudo, já se fala em uma possível segunda onda do vírus. Se você é gestor e gostaria de saber como prevenir a Covid-19 na sua empresa, veja mais a seguir.
Aqui reuni algumas dicas que vão te ajudar a manter o local de trabalho mais seguro para você e igualmente para todos os seus colaboradores.
Empresas no mundo inteiro que progressivamente retornam as suas atividades estão adotando sérios protocolos de segurança. Vamos ver agora como manter a Covid-19 longe do seu ambiente de trabalho?
Se você vai começar a receber seus colaboradores que eventualmente estavam afastados, ou se você vai retomar suas atividades do “zero” é fundamental investir em uma campanha de conscientização.
É claro que todos os seus colaboradores muito possivelmente estão cansados de saber que devem manter o distanciamento social e adotar as medidas de higiene, mas é preciso que a empresa bata nessa tecla para que os seus funcionários saibam que ali, no ambiente de trabalho, estes cuidados também serão cobrados.
Dentre as informações que devem constar na sua campanha é quanto ao distanciamento social, o uso da máscara, orientações para o caso de funcionários que venham a manifestar sintomas, como tossir e espirrar em ambiente coletivo, a lavagem adequada das mãos e o uso constante do álcool gel 70º.
Se achar prudente também venha a trazer informações orientando para que seus funcionários evitem contato entre eles, com apertos de mão, abraços e correlatos.
Estes avisos além de serem passados para os colaboradores individualmente ou como funcionar melhor para a dinâmica da sua empresa, acaba sendo importante que estejam fixados em locais de grande circulação, como lembretes diários, constantes.
A economia e a carga de horas nesse momento não é o mais importante e é preciso que os seus colaboradores saibam disso. O fator humano vem em primeiro lugar nesse momento. É preciso que a empresa se mostre preparada para o atendimento das pessoas e não apenas de seus números.
A empresa deve dar condições para que os seus colaboradores possam ficar em casa se cuidando ou cuidando de familiares doentes.
Para evitar um possível contágio dentro da empresa o recomendado consiste na adoção de licenças médicas mais flexíveis dispensando a necessidade de apresentação de atestado médico que pode levar o paciente a visitar uma unidade de saúde sem necessidade, caso esteja conseguindo se cuidar em casa.
Além de garantir o atendimento humanizado a um colaborador que possa eventualmente ter se contaminado, você evita que ele leve o vírus para o ambiente de trabalho e torne a situação ainda pior.
Caso o trabalho que a sua empresa realiza possa ser feito de maneira remota talvez seja hora de estudar a adoção de modelos de trabalho a distância.
Algumas empresas passaram a adotar o trabalho home office, enquanto outras preferiram reduzir a produção, o número de funcionários e ademais. Todavia nesse momento, poder contar com os profissionais do grupo de risco mesmo em casa pode ser uma ajuda e tanto.
Muitos trabalhos podem ser desempenhados de maneira remota e caso você já tenha adotado essa modalidade de trabalho na empresa talvez seja o momento de aperfeiçoa-la ainda mais estendendo a oportunidade de trabalho em home office para outros profissionais.
Se você vai manter mesmo que um percentual muito pequeno dos seus colaboradores trabalhando in loco se faz preciso um cuidado especial quanto as áreas comuns da empresa. Eles merecem atenção especial nesse momento.
-Refeitórios: quando falamos de lugares comuns certamente esse é um dos primeiros que vem a cabeça. Para o refeitório as recomendações devem ser de que nenhum item pessoal como copo, talheres, pratos ou correlatos devam ser compartilhados e o distanciamento social precisa ser mantido, mesmo que para isso você tenha que elaborar uma escala de almoço.
O local deve passar frequentemente por uma desinfecção. Ou seja, se possível entre uma turma e outra, as mesas e outras superfícies devem ser desinfectadas antes do próximo uso. Se for melhor, você pode colocar avisos para que os seus próprios colaboradores façam a higienização antes de saírem, ou antes, de utilizarem o local, disponibilizando para isso todos os materiais adequados.
Além destes cuidados, ainda sobre o uso do refeitório, o indicado é que sejam retirados do local objetos de uso compartilhado como compartimentos para temperos, óleo, azeite, sal e ademais. Qualquer objeto de uso compartilhado tem como via de regra não ter sua disponibilização aos funcionários.
-Vestiários: Caso a empresa possua um vestiário, acaba sendo preciso um monitoramento quanto ao fluxo de pessoas que entram e saem para evitar a aglomeração em sua entrada e na saída do local.
Além disso, acaba sendo importante orientar os seus colaboradores quanto a sua desparamentação. O último equipamento retirado consiste na máscara, garantindo assim a segurança de todos.
• COVID-19 PODE SER CONSIDERADA DOENÇA OCUPACIONAL DO TRABALHO?
• PROJETO DE LEI VISA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA ÁREA DA SAÚDE
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.