Mesmo utilizando um software para enviar os eventos ao eSocial, é necessário saber realizar a consulta para saber a situação da empresa em relação aos eventos de SST. Pode ser que a clínica do trabalho ou engenharia, ao prestar serviços de assessoria para gestão dos eventos de SST, precise saber todos os detalhes e histórico dos eventos enviados anteriormente, pois de repente algo ficou para trás e pode ser corrigido com a nova gestão.
A consulta dos eventos de SST devem ser feitas diretamente pelo portal do eSocial. Vale adiantar que para realizar a consulta, é necessário Certificado Digital e procuração eletrônica via e-CAC da empresa em questão. A seguir, um passo a passo de como realizar.
Primeiro, acesse o portal do eSocial.
Escolha a opção “Entrar com gov.br”. Na próxima tela, realize o acesso com o Certificado Digital.
Em seguida, na parte superior direita, vá em “Trocar Perfil/Módulo” como é indicado na imagem abaixo. O botão fica abaixo do campo Titular do Certificado.
Na tela de troca de perfil, selecione a opção “Procurador de Pessoa Jurídica - CNPJ”.
Após selecionar o perfil Pessoa Jurídica, informe o CNPJ da empresa que deseja fazer a consulta dos eventos do eSocial. Selecione o Módulo Saúde e Segurança no Trabalho clicando no botão.
Na próxima tela, acesse a aba do Trabalhador.
Selecione a informação que deseja consultar. Para o evento S-2210, selecione CAT. Para S-2220, Monitoramento de Saúde. Para S-2240, escolha Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos.
Pronto! Sempre que houver dúvidas se algum evento foi enviado ou não, realize esta consulta. Caso haja inadimplências, corrija-as o mais rápido possível e tome as medidas necessárias. O eSocial para SST segue em vigor e multas serão aplicadas, pela Receita Federal, em situações de inadimplências.
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