Quando falamos sobre as obrigações das empresas, muitos empregadores acabam se lembrando apenas do pagamento de tributos para a sua atuação. E de fato o pagamento dos tributos e todo tipo de congênere relacionado com a legalidade do funcionamento da empresa é de fato importante, mas e quanto a conscientização da segurança na empresa?
Muitas vezes em meio a tantas obrigações que a empresa precisa realizar o assunto segurança acaba passando batido e quando não passa pode acabar gerando muitas dúvidas tanto por parte dos próprios empregadores quantos dos colaboradores.
Pensando nisso resolvi trazer o assunto a tona, conversar um pouco sobre o assunto e sobre como você pode conscientizar o seu corpo de funcionários quanto a importância das práticas e normativas que visam garantir a segurança no ambiente de trabalho.
De modo geral a segurança do trabalho pode ter seu entendido como um ramo que tem seu foco na segurança do trabalhador no seu ambiente de trabalho. Consiste de maneira prática na adoção de medidas, mecanismos e instrumentos que levem a redução ou a total eliminação de eventuais riscos que possam comprometer a integridade do funcionário no trabalho.
Dessa maneira, a segurança do trabalho tem como principal intuito a segurança e a integridade do colaborador quanto ao exercício de suas atividades profissionais. Apesar de parecer em um primeiro momento algo bem genérico se dito dessa forma, a legislação prevê algumas regras que precisam ser consideradas pelas empresas quanto a aplicação da segurança do trabalho dentro das corporações.
Dentre essas regras, por exemplo, há a obrigatoriedade da criação da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para empresas com mais de vinte funcionários.
É a CIPA dentro das empresas a responsável pela fiscalização e igualmente pelo monitoramento quanto as práticas e normas que visam levar a segurança do trabalhador, entre outras coisas.
Conversamos um pouco sobre a segurança dentro da empresa e mesmo sendo um bate-papo rápido você deve ter percebido a importância da adoção de instrumentos que visem o fomento a práticas seguras dentro da empresa.
Não pensando apenas no fator econômico, embora não possamos deixar de considerá-lo, ao demonstrar o cuidado e a atenção quando a saúde e a prevenção de acidentes, seus colaboradores se sentirão valorizados no ambiente de trabalho e isso resulta em funcionários mais satisfeitos e motivados.
Do ponto de vista econômico eles produzirão mais e melhor. Sem contar que a empresa terá uma redução significativa quanto aos custos com eventuais acidentes e/ou doenças ocupacionais bem como afastamentos.
Mas mesmo sabendo da importância da segurança no ambiente de trabalho, como motivar e conscientizar os seus colaboradores quanto ao assunto? Vamos ver como fazer isso?
É papel do empregador, ou gestor, a implementação das medidas de seguranças, entretanto, cabe ao corpo de colaboradores efetivamente auxiliar nesse processo, para tanto se faz necessário sobretudo que eles entendam a importância da saúde e da segurança no trabalho.
Se você quer saber como conscientizar os seus colaboradores sobre a importância dos protocolos de segurança o ideal é investir em treinamentos. Esse é o mecanismo mais eficiente.
Você sabia que uma das principais causas de acidentes é não saber exatamente como preveni-los e não saber utilizar adequadamente tanto os equipamentos de segurança quanto eventuais máquinas na empresa? Por isso invista em treinamento. Eles são fundamentais para novos colaboradores recém contratados e devem ser ministrados com periodicidade para manter todos atualizados.
Pense naquele colaborador que teve o treinamento quanto ao uso dos equipamentos apenas quando entrou há cinco anos. É preciso investir em treinamentos de atualização igualmente.
Campanhas são ótimos mecanismos para a conscientização dos seus colaboradores. Você pode investir em cartazes e outros tipos de informes desde que você tenha certeza de que chegarão ao conhecimento de seus funcionários. Essas campanhas devem abordar dicas e correlatos quanto a prevenção aos acidentes no ambiente de trabalho e os procedimentos adotados para que eles de fato não ocorram.
Para que as campanhas tenham efeito elas precisam de consistência, ou seja, frequência. Ou seja, a cada seis meses ou até menos, trabalhe uma nova campanha com seus funcionários. Cada campanha pode ter um foco distinto, como, por exemplo, a importância do uso do capacete, para as atividades nas quais ele é fundamental.
Mesmo que você tenha menos de vinte funcionários e com isso não tenha a obrigatoriedade de criação da CIPA, designe um funcionário que deverá ser capaz de exercer as atividades que seriam da comissão. Ou seja, atuar com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e igualmente os casos de doenças ocupacionais.
O mais indicado é que esse profissional seja da área de segurança do trabalho. Ele deve ser capaz de pensar em programas e planos que visam a segurança e saúde do trabalhador dentro da empresa.
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