O Governo Federal publicou nesta quarta-feira (11/11/2020) a versão finalizada do eSocial Simplificado – S1.0. Empresas e entidades representativas de diversas categorias profissionais participaram da criação deste novo sistema simplificado do eSocial, que deve entrar em operação a partir do dia 10/05/2021. O prazo extenso deve-se ao fato de empresas terem que se adaptar às mudanças.
No dia 23/10/2020 foi divulgado pelo Governo Federal que no dia 11 (quarta) seria divulgada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 82, que aprovaria o novo leiaute do eSocial Simplificado, versão S-1.0, e assim foi feito. É necessário agora que as empresas se adaptem até o dia 10/05/2021.
O número de campos dos leiautes do eSocial foram reduzidos em até 30%, o que inclui a simplificação de vários eventos e a exclusão total de 12 eventos a serem reportados pelas empresas. Contudo, a maior alteração foi nas regras do sistema, que foram reduzidas e simplificadas tornando tudo mais maleável e menos engessado como era antes no envio de validação de eventos.
Produção: 10/05/2021
Produção Restrita (ambiente de testes): 01/03/2021
Período de convivência entre as versões 2.5 e S-1.0: 10/05/2021 até 09/11/2021
A versão definitiva está disponível na área de Documentação Técnica disponibilizada pelo site oficial do Governo Federal, com todos os leiautes, regras, tabelas e esquemas XSD. Um novo formato de visualização dos leiautes do eSocial no formato HTML também foi disponibilizado.
Também foi realizada uma revisão completa do Manual de Orientação do eSocial, atendendo a nova simplificação dos leiautes.
O Manual do Desenvolvedor continuará com a mesma estrutura, ao que tudo indica, pois nada foi mencionado em altera-lo.
A seguir, faça o download gratuito de alguns materiais importantes da versão S-1.0:
• Leiautes do eSocial Simplificado S-1.0
• Leiautes do eSocial Simplificado S-1.0 - Anexo I – Tabelas
• Leiautes do eSocial Simplificado S-1.0 - Anexo II - Regras de Validação
• Manual de Orientação do eSocial v S-1.0
Confira a documentação técnica oficial do eSocial Simplificado v S-1.0 disponibilizada pelo Governo Federal:
• DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA OFICIAL
Nos dias de hoje existem muitas maneiras de uma empresa se organizar, e uma muito viável e comum é a adesão de um software que otimize o tempo e possibilite a empresa se organizar melhor. Dentre os sistemas para medicina e segurança do trabalho, o Sistema ESO é um dos poucos que está sempre integrado ao eSocial. A mensalidade do sistema é bastante acessível e o tempo de adaptação é praticamente recorde (de acordo com os próprios clientes que utilizam o sistema). A plataforma do sistema é moderna e limpa, de uso muito intuitivo e simples. Entre em contato e conheça!
• ESOCIAL: MUDANÇAS NO LEIAUTE E CALENDÁRIO 2021
• 5 VANTAGENS DE CONTRATAR UM SOFTWARE ONLINE PARA SST E ESOCIAL
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.